sexta-feira, 2 de maio de 2008

MES DE MAIO..... lembranças poucas do COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO DE CAMPINAS.

Mes das noivas.
Mes de Maria.
Os amigos e parentes do mes de Maio
7 Mauricio
Tia Anninha
10 Jo (do Rio)
13 Claudete (da Amélia)
23 Luciana
27 Neca, Lourdes (da tia Serafina)
30 João
31 Minha avó, tio Wilson.

Maio sempre foi um mes mto querido.....as festas do Colégio Imaculada Conceição eram fantasticas; um mes inteirinho de gincanas e jogos , disputa entre classes, para no final do mes uma gde festa pra N.Sra.
Tudo era oferecido à ela neste mes.
Jamis me esqueço do cabeçalho do caderno : A Menina Maria é o meu modelo. Todas as nossas lições levavam esse cabeçalho, todas as nossas atividades eram voltados para o louvor de Maria.
Nunca na vida me arrependo de ter tido essa base católica. Naquela época freira era fervorosa, era caridosa, e sabia falar com as alunas.
Se tem alguma coisa boa dentro de mim, são as boas recordações dessa época da minha vida.
O colégio era o melhor da cidade de Campinas , só para moças, moças da mais alta sociedade da cidade. Estudei lá o primário todo, era assim que se chamava 1º grau, composto de 4 anos básicos, minhas professoras: Dna Izabel, 1º ano rosa, Dna Maria Aparecida, 2º ano verde, Madre Rosa, linidnha, 3º ano verde, Dna Maria do Carmo, uma 2ª mãe, 4º ano verde; as classes eram todas coloridas , as classes rosas, tudo rosa, as verdes, tudo verde, as azuis ....tudo azul.
Nosso uniforme era obrigatóriamente de mangas longas, o sapato era vulcabrás, tinha chapéu de palhinha azul marinho, escudo do colegio, e todos os dias avental xadres.
O recreio era o máxiomo, me lembro de alguns nomes dessas colegas...Ana Maria de Souza Queiroz, Adriana Canguçu, Julieta Patton, Marcia Zakia, era uma moça que fazia o normal ( estudava para ser professora), Suzi...ela era uma gracinha, irmã da Marjory, que jogava voley com a renata Rocha Brito, elas gostavam do meu Tio Milton, que vez por outra me pegava no colégio, já no meu último ano no colégio...por isso me paparicavam , queriam saber onde ele ía qdo saia à noite.
Eu era um corisco na queimada....ninguém me pegava....eita !
Gostava da história do sino, do final do recreio.....5 minutos antes da musica começar, era a hora de fazer todas as necessidades básicas, antes de entrar pra aula...então Madre Romilda, que era quem tomava conta do sino deixava as alunas tocarem pra ela.....tínhamosque estar na porta do refeitório uns 8 minutos antes.....quem pedia levava..... eu sempre pedia, porque tomava lanche no refeitório....dai , era pegar o sino e sair pelo colégio tocando, ou antes badalando aquele sino, avisando.....povo água, xixi....tudo o quizerem e rápido , que a musica vai tocar; nessa hora as brincadeira cessavam....e era uma avalanche correndo pro banheiro e pros bebedouros....era nessa hora que os ânimos íam se acalmando....e a musica soava, sempre uma clássica, de Mozart, Bah, e todos os clássicos...formavam-se as filas...do 1º ano, ao 3º ano do normal...um pátio inteirinho cheio de alunas, todas felizes, rumo ao 2º período do dia.... e assim , por ordem de tamanho subíamos as escadarias,era obrigado a fazer silêncio, na sala da musica ficavam também o material esportivo, bolas, redes, etc o que saia da sala de material esportivo, tinham de ser devolvidas pelas responsáveis....o colégio todo se responsabilizava pelo que tirava dessa sala. O colégio tinha dois times, INVICTOS E EXCELSIOR...I= VERMELHO, E= AZUL....e assim se dividiam as torcidas....no último dia do mes de Maio, haviam brincadeiras, jogos, e festa ....com missa, com entrega de prêmios e a coroação de Nossa Senhora....as melhores alunas, das classes que mais se destacavam ganhavam a honra de coroá-La.
Nunca tive esse privilégio, fui uma aluna média.
Minha Tia Aninha fez teste pra ser professora lá, e foi substituta por alguns meses, depois começou a lecionar para alunos particulares, em casa, acho que dava mais dinheiro, afinal ela era seu ppo patrão, fui aluna dela de aulas particulares, minha mãe não teve estudos além do primário e nunca teve nem paciência , nem capacidade pra acompanhar os estudos do colégio.
Foi no colégio Imaculada, que fiz a 1ª comunhão, após uma preparação dada nas aulas de catequese, e depois de um dia inteiro de retiro espiritual, no dia 8 de Dezembro, que é feriado em Campinas e dia de Nossa Sra da Conceição, padreira da cidade e do colégio, na Igreja do Cambuí, recebi a 1ª eucaristia. DIA MÁGICO !
Participei tbm de uma festa de final de ano da escola, o vestido era simplesmente maravilhoso....fazia o verão, vestido bco, todo bco....e tudo bco....lembro bem , que foi feito na escola, assim como eram feitos os uniformes, e o vestido de 1ª comunhão, eram as freiras quem costuravam.
E tudo saía simplesmente maravilhoso, naquela época , decada de 50 tudo era mto rodado, ranzido e cheio de armações. Agente parecida um bolo andando, e eu era menina, 7,8,9,10 anos....e adorava tudo que era "BOLO"....sem contar que como era 1ª neta de Dna Maria Vieira , tinha que ter tudo do bom e do melhor...cheia do brincos, pulseiras, anéis...corrente....era uma menina paparicda, tive uma infância farta e feliz....me sentia a the best em tudo o que fazia, era a preferida, a ruidosa, a dona da festa....e isso me faz ser hoje uma pessoa otimista , alegre, pra cima e que apóia tudo o que possa fazer meus filhos seres humanos bons e melhores.
Nunca que vou me esuqecer dos meus oito anos, da aurora da minha vida, que os anos não trazem mais, mas que eu tão pouco esquecerei.
PAZ E BEM !

Nenhum comentário: